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Projeto Euripedes Barsanulfo

Patrono

Nascido em 1º de maio de 1880, na pequena cidade de Sacramento, Estado de Minas Gerais, e falecido na mesmo cidade, aos 38 anos de idade, em 1.º de novembro de 1918.

Em 1o. de abril de 1907, fundou um instituto de ensino que passou a ser conhecido em todo o Brasil, tendo funcionado ininterruptamente desde a sua inauguração, com a média de 100 a 200 alunos, até o dia 18 de outubro 1918, quando foi obrigado a cerrar suas portas por algum tempo, devido à grande epidemia de gripe espanhola que assolou nosso país.

- Histórico

No ano de 1996 instalou-se uma Escola de Ensino Fundamental (1.ª a 8.ª séries) para crianças tidas como especiais pela Delegacia de Ensino local, denominado Educandário “Prof. Eurípedes Barsanulfo” (DOE de 09/01/1996) situado na Rua Armando Ognibene 690.

Seus familiares são constantemente informados sobre progressos e dificuldades e recebem orientação, aconselhamento, apoio e reforço cultural, para melhor compreensão do perfil de seus filhos.

Tendo em vista os objetivos Institucionais no sentido de reforçar a estrutura familiar, identificou-se a necessidade de alfabetizar aqueles que, independentemente de sua vontade, não tiveram tempo de freqüentar escolas na idade própria, resgatando sua dignidade como ser humano, tornando-o participativo no exercício da cidadania consciente e buscando sua participação na apreensão, compreensão e valorização dos processos sócio-educativos por que passam seus dependentes. Para isso, o Educandário instalou em 1999 um Curso de Educação de Jovens e Adultos (DOE de 14/09/1999), utilizando as mesmas salas do Ensino Fundamental para Crianças e Adolescentes, em horários vagos, recebendo alunos com idade mínima de 15 anos, com carga horária compatível com as propostas instrucionais e possibilidade dos alunos, proporcionando (...)

- Saber I: Ensino Fundamental para crianças e adolescentes

O Projeto Pedagógico é especialmente desenvolvido para facilitar os processos de ensino-aprendizagem. As aulas são ministradas em classes com número otimizado de alunos, com técnicas compatíveis, que buscam fazer com que o educando seja parte ativa de seu aprendizado, respeitando sua formação, porém ampliando-a com os recursos disponíveis.

São utilizados: filmes que despertam o interesse e suscitam discussão; técnicas variadas buscando fazer com que o educando expresse sua opinião (apresentações de trabalhos, dramatizações, entre outros) e visitas de profissionais de diversas áreas que, através de palestras, trazem o conhecimento do mundo em que atuam.

No intuito de ampliar conhecimentos, dentro dos conteúdos das disciplinas são desenvolvidas atividades de pesquisa na Biblioteca do Núcleo Assistencial “Joanna de Ângelis” (“Projeto Leitura”).

Hinos e Hasteamentos de Bandeiras recebem especial atenção as atividades de caráter cívico, estimulando o aluno a respeitar o patrimônio da Escola, o material escolar, o uniforme, a si próprio, os colegas, os Professores, funcionários e Diretores, ampliando sua ação individual para o coletivo, estabelecendo limites e criando condições para reforçar o futuro exercício da cidadania. Faz-se ensaios diários dos Hinos Pátrios, de Botucatu e da Escola. As datas cívicas são comemoradas com hasteamento de bandeiras e canto dos Hinos Nacional, da Bandeira, da Proclamação da República, de Botucatu e da Escola.

As Reuniões de Pais e Mestres são dinâmicas, sendo tratados assuntos de interesse mútuo, consolidando seu caráter de congraçamento e troca de experiências, enriquecendo a todos das informações que possibilitam melhor desempenho dos alunos e participação dos pais.

Saber II: Alfabetização de jovens e adultos

Observou-se o desempenho escolar e o desenvolvimento das crianças matriculadas no Educandário, verificando-se que, em sua maioria, aqueles que apresentaram maior dificuldade de aprendizagem eram procedentes de lares cujos pais ou responsáveis tinham pequena ou nenhuma escolarização e pequeno contato com a leitura. Assim, o Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos foi instalado visando aproximar pais e filhos, através da utilização das mesmas salas de aula e dos mesmos métodos de ensino, criando assim uma condição adicional de entrosamento e também cumprindo os objetivos Institucionais de propiciar condições para integração ao mercado de trabalho, uma vez que é conhecida a dificuldade de obtenção de empregos ou ocupações informais, sem um mínimo de escolarização.



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Desenvolvido por Rafael Gomes