(14) 3815-6064 | (14) 3815-4102



Acesse nossa página no Facebook Home
Projeto Crescer

Patrono

João de Deus Ramos, poeta lírico, dos maiores da língua portuguesa, nasceu em S. Bartolomeu de Messines, Algarve em 8 de Março de 1830 e morreu em Lisboa a 11 de Janeiro de 1896. Era filho de José Pedro Ramos comerciante, e de D. Isabel Gertrudes Martins.

Apresentação

O Jardim Escola “João de Deus”, como parte integrante do Centro de Atendimento Comunitário (Unidade de Prestação de Serviços n.º 4930 junto a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo), presta serviços de forma inteiramente gratuita e tem como objetivo o atendimento a crianças em idade pré-escolar e seus familiares (público-alvo), para identificar problemas sociais, familiais, pessoais e de saúde, assim como ausência de pré-requisitos para alfabetização. Suas atividades possibilitam a convivência em grupo e a criação de hábitos compatíveis com a idade escolar, facilitando, por atividades de pré-escola, o ingresso no Ensino Fundamental.

- Público alvo e Prestação de serviços

O público-alvo uma vez entrevistado e cadastrado no Centro de Atendimento Comunitário, passa por avaliações periódicas (nas áreas social, de saúde, de orientação vivencial, entre outras) para verificação de suas necessidades, que incluem o relacionamento familiar e inter-familiar. Mediante as informações obtidas e à critério do Centro de Atendimento, a criança pode passar a freqüentar as atividades do Jardim Escola (que não tem caráter de creche ou de pré-escola), em dias e horários que não acompanham o calendário escolar do ensino fundamental, mas que são estabelecidos de acordo com as necessidades encontradas e as possibilidades da Instituição, que procura mantê-las, quando possível nos horários de funcionamento do Centro de Atendimento Comunitário.

A qualquer momento essa prestação de serviços poderá ser suspensa, em parte ou no todo, em caráter temporário ou definitivo, sempre que as necessidades que motivaram o atendimento não puderam ser resolvidas ou foram superadas. Quando necessário e possível para a Instituição, a inscrição poderá ser mantida até que a criança atinja a idade escolar ou, em casos excepcionais, até por mais tempo.

Depois de 5 dias consecutivos de ausência, deverá o inscrito comparecer ao Centro de Atendimento Comunitário, acompanhado de pais ou responsáveis, que deverão apresentar explicações cabíveis, Atestado Médico ou outro que justifique a ausência. Se isso não ocorrer, a inscrição será cancelada após 10 ausências consecutivas às atividades programadas. Nova inscrição poderá ser feita mediante entrevista, desde que a Instituição julgue oportuna e conveniente.

- Equipe Multiprofissional: Constituição

Para atendimento ao Jardim Escola, o Centro de Atendimento disponibiliza Equipe Multiprofissional, Coordenada pela Prof.ª Lívia Christina Andreucci, Pedagoga da Instituição, investigadora do CIDInE - Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional, com sede em Aveiro, Portugal, Órgão de Pesquisa Internacional, que, no Brasil tem 12 membros. A Prof.ª Lívia desenvolve Pesquisa na Área da Ativação do Desenvolvimento Cognitivo e Psicológico, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Maria de Lurdes Rocha Mendes Cró Brás, Conselheira e Investigadora do CIDInE, Docente das Universidades de Aveiro, Coimbra e Louvain e Diretora Regional da Região Centro – DREC de Portugal. Nessa Equipe, a parte médica é de responsabilidade das Prof.ªs Dr.ªs. Célia Sperandeo de Macedo (Dept.º de Pediatria) e Teresinha Montelli (Dept.º de Neurologia), Professoras Adjuntas da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Botucatu, através do Projeto de Extensão Universitária – PROEX.

- Equipe Multiprofissional: Ações

Para realizar Diagnóstico das lacunas de aprendizagem e desenvolvimento já referidas, a Equipe faz entrevistas com os inscritos, aferindo as informações obtidas junto a seus familiares. Aplica testes específicos para cada caso, usando instrumentos desenvolvidos pelas Instituições de Pesquisas já referidas e outros já consagrados. Uma vez formulado o Diagnóstico, a Equipe Mutiprofissional propõe ações interventivas individuais e de alcance familiar. Para desenvolver essas ações e obter os resultados desejáveis, encaminha os inscritos às várias atividades de apoio, de acordo com o perfil de cada um e com as lacunas encontradas.

A Equipe Multiprofissional supervisiona as ações e analisa os resultados a partir de dados fornecidos pelos responsáveis das referidas atividades. Sempre que necessário são feitos ajustes e em casos específicos, consultas aos Centros de Pesquisas mencionados. Periodicamente é enviado relatório para análise da Orientadora, Prof.ª Dr.ª Cró que, à vista dos resultados obtidos, traça planos e estratégias, buscando obter o máximo do Desenvolvimento possível a cada caso.



Conheça outros projetos

- Projeto Crescer

- Projeto Despertar

- Projeto Euripedes Barsanulfo

- Projeto Musicalizando

- Projeto Saber

Desenvolvido por Rafael Gomes